CASES

A Inovem Comunicação assumiu como assessoria de imprensa do jogador Clayson, do Corinthians, logo após ele deixar a Ponte Preta e se transferir para o Timão. Pela Macaca, vice-campeão paulista e revelação da competição. Já um pouco conhecido, mas não tão acostumado a conceder entrevistas periodicamente, coube à Inovem moldar o assessorado. A estratégia foi de colocá-lo, aos poucos, para atender diferentes veículos, entendendo o funcionamento da grande imprensa e, por outro lado, também entendendo o perfil do atleta nos microfones.

Clayson reagiu muito bem e evoluiu. Sua primeira aparição ao vivo em TV, por exemplo, demorou quase dois meses. Após contar um pouco da sua história para jornais, sites e rádios, a decisão foi de colocar ele em situações um pouco mais complicas, onde não pode errar. Paralelamente, a Inovem procurou situações que pudesse, nos bastidores, colocar o meia-atacante em evidência. Uma história de vida legal, como a superação da morte do pai, a juventude em Botucatu, ser o único atleta contratado pelo Corinthians para o Campeonato Brasileiro, números, entre outras coisas. Como estratégia, neste início, alguns releases foram disparados, algo não tão frequente para atletas que atuam no Brasil e por clube grande.

Aos poucos, Clayson também foi ganhando espaço no time, terminando o Nacional com título e como titular. O garoto tímido ganhou ainda mais espaço, mas a estratégia continuou a mesma, sem gerar uma exposição exagerada de um atleta que chegou recentemente em um clube grande.

A Inovem participou diretamente do acerto do atleta com a Nike, sua fornecedora de material esportivo. Também marcou presença no evento de fim de ano do assessorado, em Botucatu. Alimentos foram arrecadados para famílias carentes da cidade, mostrando o lado solidário do atleta, e ele ganhou homenagem como nome de rua.

Mais preparado, Clayson agora passar para um novo patamar e já melhor ambientado à imprensa. Apesar da pouca idade e ainda jovem, já preparado para assumir responsabilidades. Assim como foi em 2017, quando também viveu momentos complicados, e a Inovem atuou no gerenciamento de crise. Maior exemplo foi a situação que se envolveu com Felipe Melo, volante do Palmeiras. A assessoria teve de agir e, por meio de nota, divulgou a posição do atleta. Orientado, também foi possível mostrar a verdade e tudo que realmente aconteceu na ocasião.