Em busca do desenvolvimento de melhores práticas e métodos, a Liberty lança o inovador Ignition Lab, projeto criado pela organização que terá início nesta segunda-feira (11), em seu novo Centro de Treinamento. Pioneiro, o programa de treinamento intensivo conta com a expertise de profissionais do futebol, além da participação especial de Peter Dun, renomado técnico de League of Legends no cenário brasileiro e internacional.

O Ignition Lab funciona como um laboratório de pesquisa e inovação de Esports. A experiência buscará utilizar o período de offseason como oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de estruturas de treino, agregando no desenvolvimento dos atletas no longo prazo.

“Nosso foco principal nesta primeira edição é o desenvolvimento de melhores práticas e novos processos. Além do foco técnico, trabalharemos também nos aspectos mentais dos jogadores e coachs para que se adaptem às novas estruturas de treinamento. Outra parte importante do trabalho será em práticas de saúde, performance e liderança”, afirma Samuel Walendowsky, CEO & Co-Founder da Liberty, um dos idealizadores do Ignition Lab.

“A nossa missão é abrir espaço para novas ideias no cenário competitivo e buscar melhorias significativas em nosso desempenho regional. Acreditamos que sempre há espaço para melhorar metodologias e operações de eSports. Nós vamos contar com a colaboração de outras equipes e isso é essencial para o sucesso do projeto. Queremos todos evoluindo e se desenvolvendo em conjunto”, ressalta Walendowsky.

A primeira edição do projeto vai contar com a colaboração de outras equipes do cenário (mais detalhes abaixo). Serão quatro semanas de treinamento intenso, com a presença de 20 atletas – nove da Liberty e 11 de outras organizações e jogadores livres no mercado –, staff da organização, profissionais de outros clubes, especialistas do esporte tradicional e Peter Dun, atualmente Head Coach na Team Heretics, e referência do cenário mundial de LOL.

A presença de diversos profissionais do futebol e de esportes tradicionais reflete um dos alvos do Ignition Lab. Assim como nessas modalidades, aproveitar a offseason para a evolução coletiva e individual é considerada essencial para a Liberty.

“No esporte tradicional, é muito comum períodos de treinamento intensivo ou experimentais fora da temporada. Trazer isso para os Esports é algo que tende a abrir ainda mais oportunidades de buscarmos formas de evoluir olhando para os esportes tradicionais. Desde o início da Liberty, queremos replicar métodos que dão certo”, analisa o CEO. “Nosso objetivo é promover o desenvolvimento constante da organização a longo prazo. O Ignition Lab é mais do que um projeto, é um compromisso com um futuro mais competitivo, onde temos a oportunidade de crescer e inovar”, conclui.

Como vai funcionar? 

A primeira semana do Ignition Lab será focada em treinamentos com a staff. Nas outras três semanas, a Liberty irá reunir atletas, staff e convidados para as próximas fases do treinamento intensivo. Nas atividades de treino estarão presentes:

– Scrims
– Simulações de campeonatos
– Treinos teóricos e táticos
– Análise de VOD’s
– Preparação física
– Testes cognitivos
– Atividades de team building
– Palestras com profissionais de diversas áreas

Os atletas serão divididos em quatro times durante o mês. Os trabalhos teórico e prático acontecerão no novo CT da Liberty, ocupando as quatro salas de treinamento, enquanto os momentos de descontração vão ocorrer em eventos especiais, dentro e fora do CT.

Contribuidores confirmados do primeiro Ignition Lab

Alguns dos mais renomados profissionais do treinamento e performance esportiva farão parte essencial na instrução e desenvolvimento nas semanas de treinamento. Alguns dos nomes confirmados são:

– Anahy Couto – Psicóloga do São Paulo Futebol Clube, Liberty e MIBR;
– Ricardo Eid – Médico do Esporte (ex-Red Bull Bragantino) e Médico Especialista da Liberty;
– Fábio Matias – Técnico Sub-23 do Red Bull Bragantino e da Seleção Brasileira:
– Fernando Rossini – Preparador físico da base do Sport Club Corinthians Paulista e da Seleção Brasileira
– Peter Dun – LEC Head Coach da Team Heretics;
– Vitor Kenji – Fisioterapeuta da Liberty e pioneiro em fisioterapia de esports no Brasil;
– Felipe Moreira – Preparador Físico da Liberty;
– Fernanda Dias – Nutricionista da Liberty;
– Luana Gastão – Psicóloga clínica, especialista em terapia comportamental cognitiva, pós-graduando em neurociência