O duelo entre Red Bull Salzburg, da Áustria, e Roma, da Itália, pela segunda fase da Liga Europa 2022/23, reserva um encontro especial entre dois jovens jogadores brasileiros que vivem grande momento em solo europeu: Fernando e Roger Ibañez. Um confronto individual entre ataque e defesa.

Aos 23 anos, Fernando soma excelentes números em sua primeira temporada pelo Salzburg. O atacante – recuperado de lesão que o tirou dos gramados por três meses – tem seis gols e cinco assistências em 12 jogos na temporada, uma média de uma participação a cada partida.

– A nossa equipe vem fazendo uma ótima temporada e, graças a Deus, estou podendo contribuir com gols e assistências. Pude voltar nos últimos jogos, já estou com um bom ritmo de jogo e agora o nosso foco é na Liga Europa, que é um grande objetivo do clube. Enfrentaremos um rival muito tradicional e trabalhamos bastante para poder fazer um grande duelo – afirma Fernando, que anotou dois gols no último sábado (11), no triunfo do líder Salzburg contra o Austria Lustenau, no retorno da Bundesliga Austríaca.

Já Ibañez segue sendo um dos líderes da sólida zaga da Roma, que sustenta a quarta colocação no Campeonato Italiano. O time detém a terceira melhor defesa do torneio e conquistou, na última temporada, a Liga Conferência Europa. Aos 24 anos, o zagueiro foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez em setembro de 2022.

– Após conquistar o título histórico da Liga Conferência Europa, sabemos que a exigência agora aumentou ainda mais nesse tipo de competição. Estamos muito focados para o duelo contra o Salzburg e queremos seguir em frente na Liga Europa. Sabemos do potencial ofensivo deles, mas nossa equipe vem tendo excelente desempenho defensivo na temporada e vamos preparados para o confronto – analisa Ibañez, que faz parte de uma das defesas que menos recebe chances de gol (xG – expected goals) entre as principais ligas europeias. Na temporada, ele acumula 28 jogos, com três gols marcados.

Os brasileiros estão na quinta temporada em solo europeu. Fernando chegou ao RB Salzburg em 2022, após anos vitoriosos pelo Shakhtar Donetsk, enquanto Ibañez está em sua quarta temporada pela Roma, após passagem pela Atalanta.

A primeira partida do confronto ocorre nesta quinta-feira (16), às 14h45 (horário de Brasília), na Áustria. O Salzburg se classificou após ser eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões ao terminar no terceiro lugar, enquanto os italianos ficaram na segunda colocação do seu grupo na Liga Europa.