– As 32 equipes serão instaladas em campos de alto nível durante toda a competição
– 24 seleções estarão dentro de um raio máximo de 10 kms entre eles
– O processo seletivo teve início em 2019, com mais de 162 visitas de inspeção realizadas.

 

As 31 seleções que viajarão para o Qatar terão Campos de Treinamento para chamar de ‘casa’ na edição mais compacta da Copa do Mundo FIFA desde sua primeira edição, em 1930. Sem voos domésticos necessários durante o torneio, as mesmas instalações de alto nível serão usadas durante toda a competição. Para esta edição, portanto, também serão realizadas sessões oficiais de treinamento um dia antes das partidas em seus respectivos locais de treinamento.

Ao chegarem, as equipes farão o check-in pelo menos cinco dias antes da primeira partida e os 15 dias garantidos da fase de grupos , onde os jogadores esperam que sua estadia se estenda até os 33 dias necessários para chegar à final do torneio.
Como parte das características únicas da Copa do Mundo FIFA de 2022, 24 das 32 equipes presentes permanecerão dentro de um raio de 10 km umas das outras, garantindo ainda mais que a atmosfera competitiva esteja concentrada dentro e ao redor de Doha, para o deleite dos moradores e fãs internacionais.

“O Qatar 2022 será uma Copa do Mundo como nenhuma outra, com equipes que se beneficiarão da natureza compacta do torneio e da nossa calorosa hospitalidade local. Os jogadores terão mais tempo para treinar e descansar durante a competição, ao mesmo tempo em que vivenciam o ambiente da Copa do Mundo, assim como seus companheiros e os fãs reunidos de mais de 32 nações em uma única área”, disse Colin Smith, diretor de operações da FIFA.
Nasser Al Khater, CEO da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, ressaltou:

“Temos o prazer de permitir que fãs testemunhem as instalações de primeira classe que o Qatar desenvolveu para suas seleções nacionais. Como em todos os nossos projetos da Copa do Mundo, o planejamento tem sido um fator-chave e muitos dos locais de treinamento reformados e construídos beneficiarão clubes e comunidades locais por um longo tempo, após o término da Copa do Mundo FIFA. Os novos hotéis também apoiarão a crescente indústria do Qatar em 2022.”

O Conceito

Os TBC (Team Base Camp, os populares QGs) receberão cada equipe participante durante o período de jogos da Copa do Mundo FIFA de 2022. Os locais casam perfeitamente um centro de treinamento com um hotel ou local de hospedagem e outras comodidades. Haverá três tipos de Campos de Treinamento de Equipes Nacionais: clubes locais, instalações de treinamento de grupos e locais de treinamento nas proximidades dos estádios. Muitos foram construídos do zero ou completamente renovados, representando um grande legado do torneio para o futebol local no Qatar.
Esses espaços vão desde hotéis de quatro e cinco estrelas, até vilas, resorts e acomodações alternativas, incluindo residências de estudantes da academia de esportes e moradias escolares e universitárias. Além disso, possuem comodidades como salas de recreação, áreas comuns projetadas para proteger a privacidade das equipes e um protocolo de alta segurança para todos.

Foram organizadas 162 visitas de inspeção para as equipes que participaram das eliminatórias de 2022, iniciadas em outubro de 2019.

O Bem-Estar dos Trabalhadores em Locais de Treinamento de Equipe.

A FIFA e o país-sede assumem sua responsabilidade pelos direitos dos trabalhadores como uma questão séria e prioritária. Como parte desses esforços, a FIFA e o Qatar estão implementando um processo de diligência sem precedentes para proteger os direitos e o bem-estar dos trabalhadores em 159 hotéis, incluindo os espaços de acomodação das equipes participantes. Este trabalho vem de mãos dadas com a aliança do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC), a colaboração com sindicatos e outros órgãos inspetores independentes, como a Organização Mundial do Trabalho. Nos últimos meses, a FIFA também apoiou membros das associações em suas próprias interações com hotéis, preocupados com os direitos de seus trabalhadores inspirados nesse legado que o torneio deixará nesta questão tão relevante para o país.

Crédito fotos: @roatto2022/divulgação Qatar SC