A FC Series 2022 teve sequência em grande estilo com mais um duelo movimentado do “Clash of Nations”. Na noite desta quarta-feira (20), no Bank of America Stadium, os donos da casa, Charlotte FC, mediram forças contra o poderoso Chelsea, da Inglaterra. Antes do começo da partida, uma tempestade com raios fez com que o jogo se iniciasse uma hora após o previsto. Passado o contratempo, o excelente público presente acompanhou uma bela partida. No fim, equilíbrio no empate em 1 a 1 e triunfo histórico do Charlotte na disputa de penais, por 5 a 3.

Crédito: FC Series

Com algumas mudanças após bater o América-MEX, por 2 a 1, na estreia da FC Series, o Chelsea começou a partida tentando impor seu ritmo forte. Porém, esbarrou em um Charlotte aguerrido e que tentou chegar ao gol de Mendy pelos lados do campo.

A primeira finalização inglesa com algum perigo veio aos 8 minutos, em chute de fora da área de Kovacic. Na sequência, mais uma tentativa de longe, em batida colocada de canhota de Ziyech.

A resposta do Charlotte FC veio em alto nível. Após cruzamento de Fuchs, Swiderski quase anotou gol de cabeça e obrigou Mendy a fazer boa defesa. Empurrados pela torcida, que fazia grande festa, Reyna criou a maior chance da equipe no primeiro tempo, aos 22 minutos. O peruano chutou com categoria, a bola desviou em James e bateu na trave.

Porém, o Chelsea que abriu o placar. Aos 30 minutos, o norte-americano Christian Pulisic aproveitou rebote da defesa e com toda tranquilidade anotou o gol londrino. Tento bem comemorado, já que o meia-atacante é um dos ídolos do futebol local.
Animado, ele quase fez mais um na sequência, em finalização dentro da pequena área, após cruzamento forte do lado esquerdo. O gol abriu a defesa do Charlotte FC e os Blues quase marcaram novamente, com Batshuayi. Kristjian Kalihna fez grande defesa.

Estreia de Sterling, empate heroico e triunfo do Charlotte nos penais

Os Blues voltaram com diversas mudanças – 10 no total e somente Mendy mantido. Uma em especial chamou a atenção de todos: a aguardada estreia de Raheem Sterling, uma das principais contratações do clube para temporada. O atacante deu início a sua trajetória no clube londrino.

Com o reforço de peso, o segundo tempo começou com o Chelsea tentando pressionar da mesma forma que na primeira etapa. Sterling teve as suas primeiras ações como jogador do Chelsea demonstrando muita vontade e incomodando a zaga do Charlotte.

Aos 13 minutos, Mount cobrou falta que levou certo perigo à meta adversária. Como resposta, Vargas finalizou e Ríos quase marcou, aos 19. Na sequência, o brasileiro André Shinyashiki quase anotou um belo gol para os norte-americanos, ao dominar rapidamente em grande estilo e finalizar.

Estreante da noite, Sterling seguiu tentando deixar o dele. Muito ativo pela ponta esquerda, criou boas chances e mostrou muita velocidade e habilidade. Outro jogador muito acionado foi o brasileiro Kenedy, que deu bela assistência para Mount quase anotar de perna direita, aos 28 minutos.

Em grande atuação, o brasileiro André Shinyashiki estava disposto a empatar. O destaque do time quase anotou de cabeça após cobrança de escanteio. E a insistência do Charlotte deu certo. Aos 45 minutos, o jovem Romero – que havia acabado de entrar – sofreu pênalti. Na cobrança, Daniel Ríos, posteriormente eleito MVP do duelo, anotou o gol histórico e muito comemorado, com explosão de alegria da torcida.

Após o empate no tempo normal, a disputa foi para as cobranças de penais. Interrompendo ótima sequência, Gallagher cobrou mal e deu a chance para o Charlotte ganhar. Józwiak manteve os 100% nas cobranças e deu o triunfo ao representante da MLS.

Assim como nas outras partidas, um fato em comum foi visto na partida da FC Series: o show nas arquibancadas. Torcida presente, cantando e vendo as grandes estrelas do futebol mundial em um momento histórico para os donos da casa.

ESCALAÇÕES – CHARLOTTE FC (EUA) x CHELSEA (ING)

PRIMEIRO TEMPO

CHARLOTTE FC: Kristjian Kalihna, Jaylin Lindsey, Guzmán Corujo, Jan Sobocinski e Christian Fuchs; Brandt Bronico, Sergio Ruiz e Ben Bender; McKinze Gaines, Karol Swiderski e Yordi Reina. TÉCNICO: Christian Lattanzio

CHELSEA: Mendy; James, Thiago Silva e Emerson; Hudson-Odoi, Jorginho, Kovacic, Ziyech e Alonso; Batshuayi e Pulisic. TÉCNICO: Thomas Tuchel

CARTÕES AMARELOS: Pulisic (Chelsea)

SEGUNDO TEMPO

CHARLOTTE FC: Marks (Sisniega), Afful (Santos), Walkes, Makoun e Mora; Jones (Hegardt), McNeill (Alcivar) e Józwiak; Shinyashiki, Ríos e Vargas (Romero). TÉCNICO: Christian Lattanzio

CHELSEA: Mendy; Chalobah, Colwill e Sarr; Kenedy, Gallagher, Ampadu, Mount e Chilwell; Sterling e Havertz. TÉCNICO: Thomas Tuchel.

CARTÕES AMARELOS: Mora e McNeill (Charlotte FC)

FICHA TÉCNICA – FC SERIES – CLASH OF NATIONS

CHARLOTTE FC (EUA) 1 (5) x (3) 1 CHELSEA (ING)
PÚBLICO: 52,673
GOLS: Pulisic (30’, 0-1) e Ríos (90’+1, 1-1)
DISPUTA DE PÊNALTIS: Ríos (1-0); Havertz (1-1); Makoun (2-1); Chilwell (2-2); Walkes (3-2); Gallagher (desperdiçado); Mora (4-2); Sterling (4-3); Józwiak (5-3)
LOCAL: Bank of America Stadium, Charlotte (NC), EUA
ÁRBITRO: Rosendo Mendoza
ASSISTENTES: Justin Howard e Jeffrey Skinker
QUARTO ÁRBITRO: Joshua Encarnacion