Crédito: FC Series

Em pré-temporada, o Arsenal fez sua estreia no Clash of Nations, da FC Series, diante do Orlando City, que está no meio da temporada da Major League Soccer (MSL), na casa do adversário. Mas isso não intimidou a equipe inglesa, que venceu por 3 a 1, no Exploria Stadium, em Orlando, duelo visto por cerca de 20 mil espectadores, incluindo os ídolos brasileiros Roberto Carlos, Denilson e Diego Tardelli nas arquibancadas.

Presente nas últimas convocações do técnico Tite para a Seleção Brasileira, o atacante Gabriel Martinelli começou dando trabalho, com boa jogada pela esquerda e cruzamento na linha de fundo. Do outro lado, Alexandre Pato, craque de geração passada da Seleção, arriscou uma cobrança de falta rasteira e levou perigo para o goleiro rival.

Principal arma do Arsenal na etapa inicial, Martinelli foi novamente acionado e, em boa tabela com Lokonga, invadiu a área e chutou. A bola sairia pelo lado, mas, após desviar em Antonio Carlos, enganou o goleiro Gallese e morreu no fundo das redes: 1 a 0 para os Gunners, que estrearam o belo segundo uniforme, na cor preta com detalhes em dourado.

O Orlando City não se abalou e começou a aproveitar os espaços na defesa adversária. Após lançamento do próprio campo, o City viu Michel avançar na velocidade e ficar cara a cara com Ramsdale, que salvou com o pé.

Pouco tempo depois, porém, o arqueiro da equipe inglesa não pôde evitar o empate. Em outro lançamento do campo defensivo, desta vez dos pés de Gallese, Facundo Torres chegou perto da área, livrou-se da marcação e bateu de pé esquerdo, no canto, para deixar tudo igual: 1 a 1.

ETAPA FINAL

Entre as novidades no segundo tempo, Gabriel Jesus, novo reforço do Arsenal para a temporada 2022/23 e também figura carimbada entre os comandados por Tite no Brasil. E foi justamente dos pés dele que saíram as jogadas mais perigosas da equipe da Premier League inglesa. Pela ponta esquerda, logo no início ele avançou com facilidade sobre os zagueiros e bateu, já dentro da área, para defesa de Gallese.

O Arsenal seguiu dominando as ações. Nketiah, que já havia mostrado um bom papel de pivô no primeiro tempo, recebeu de costas, fez belo giro e deu um chute, defendido novamente pelo goleiro da equipe norte-americana.

Após mais uma tentativa, não teve jeito. Belo passe de Odegaard para Gabriel Jesus, que invadiu a área e foi travado na hora do chute. Mas Nketiah aproveitou o rebote e não desperdiçou desta vez: 2 a 1 Gunners.

Crédito: FC Series

Ainda mais uma dobradinha Odegaard-Gabriel Jesus, com o atacante brasileiro terminando na cara do gol. Na hora da conclusão, porém, ele perdeu a passada e bateu sem ângulo – novamente uma boa defesa de Gallese.

Em boa triangulação, Odegaard, o maestro do Arsenal, acionou Saka, que cruzou para o meio da área. Reiss Nelson mostrou oportunismo e concluiu para o fundo das redes: 3 a 1 e vitória consumada.

Agora, o Arsenal se prepara para o grande duelo diante do rival Chelsea, no próximo sábado (23), no Camping World Stadium, também em Orlando, válido pelo troféu da Florida Cup, que encerra a FC Series 2022.

ESCALAÇÕES – ORLANDO CITY (EUA) 1X3 ARSENAL (ING)

PRIMEIRO TEMPO

ORLANDO CITY: Gallese; Halliday, Antonio Carlos, Jansson e Moutinho; Araujo, Perea, Michel, Mulraney e Facundo Torres; Alexandre Pato. TÉCNICO: Óscar Pereja

ARSENAL: Ramsdale; Cedric, Holding, Pablo Marí e Tavares; Elneny e Maitland-Niles; Pepe, Lokonga e Martinelli; Nketiah. TÉCNICO: Mikel Arteta

CARTÕES AMARELOS: Holding, Maitland-Niles (Arsenal) e Jansson (Orlando City)

SEGUNDO TEMPO

ORLANDO CITY: Gallese; Halliday (Ruan), Antonio Carlos, Schlegel e Smith; Júnior Urso, Perea, Michel (Tablante), Mulraney (Jack Lynn) e Facundo Torres (Akindele); Alexandre Pato (Williams). TÉCNICO: Óscar Pereja

ARSENAL: Turner; White, Holding (Saliba), Gabriel Magalhães e Tavares (Bellerin); Elneny (Thomas Partey) e Odegaard; Pepe (Saka), Lokonga (Xhaka) e Gabriel Jesus; Nketiah (Nelson). TÉCNICO: Mikel Arteta

CARTÕES AMARELOS: Smith, Ruan (Orlando City)

FICHA TÉCNICA – FC SERIES – CLASH OF NATIONS

ORLANDO CITY (EUA) 1 x 3 ARSENAL (ING)
PÚBLICO: 19.738
GOLS: Martinelli (5’, 0-1), Facundo Torres (29’, 1-1), Nketiah (66’, 1-2), Nelson (80’, 1-3)
LOCAL: Exploria Stadium, Orlando (FL), EUA
ÁRBITRO: Kevin Broadley (EUA)
ASSISTENTES: Tiffini Turpin e Albert Escovar
QUARTO ÁRBITRO: Elvis Osmanovic