Na Europa desde 2011, o lateral Danilo alcançou uma importante marca nesta semana. Ao participar da vitória por 4 a 1 da Juventus-ITA , fora de casa, sobre o Ferencvaros, da Hungria, ele chegou a 50 jogos disputados na UEFA Champions League, principal competição de clubes do mundo. Ao todo, são 30 vitórias, 10 empates e 10 derrotas.

– Sendo a competição mais importante de futebol entre clubes, me sinto muito orgulhoso de estar há tantos anos jogando e desfrutando desse torneio. Um atleta de futebol sempre se sente maior, mais importante e mais motivado quando joga a Champions League – celebra.

A edição atual é a nona participação do jogador em Champions League. Ele foi campeão em duas ocasiões, nas temporadas de 2015/16 e 2016/17, com a camisa do Real Madrid-ESP, ao lado de Cristiano Ronaldo, com quem divide o campo agora pela Juventus.

– Champions League representa a realização dos sonhos, de jogar aquela competição de tanto charme, que eu assistia quando moleque pela televisão. Hoje, olho pra trás e vejo que a emoção e frio na barriga que tive antes do meu primeiro jogo não mudou, e essa é a magia do futebol e dessa competição! Semana de Champions League é sempre diferente. Sem dúvida, a competição me amadureceu muito enquanto atleta e me fez viver momentos que nunca imaginei – ressalta.

A Juventus-ITA é vice-líder do Grupo G, com seis pontos, atrás do Barcelona-ESP, que tem nove. Além do Ferencvaros, o Dynamo de Kiev integra o grupo. Pela Champions, o próximo compromisso será no dia 24 de novembro, novamente diante da equipe húngara, desta vez em solo italiano.

– A competição deste ano, assim como a reta final da temporada passada, é um tanto diferente. Estádios quase todos vazios, pouco tempo de preparar das equipes, maior número de substituições… São muitos detalhes que igualam muito as capacidades e chances de cada equipe. É um prazer jogar a competição pela Juventus-ITA, e nessa linha, temos de tratar de ser imponentes, fazendo valer a história e tradição do nosso clube e representando da melhor maneira também nosso torcedor, que não pode estar nos estádios nesse momento – analisa Danilo.

Após o duelo diante da Lazio, neste domingo (8), pelo Campeonato Italiano, o jogador se apresentará à Seleção Brasileira. Ele foi convocado novamente pelo técnico Tite, desta vez para os duelos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 diante de Venezuela (13/11), em São Paulo, e Uruguai (17/11), em Montevidéu.

DANILO PELA CHAMPIONS LEAGUE*
*Campeão em 2015/16 e 2016/17 pelo Real Madrid-ESP

Juventus-ITA: 9J (6V/2E/1D)
Manchester City-ING: 8J (6V/0E/2D)
Real Madrid-ESP: 10J (5V/3E/2D)
Porto-POR: 23J (13V/5E/5D)