Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Live Arena, plataforma de educação voltada para o mundo dos games (jogos eletrônicos), lançam o curso “Psicologia e Carreira em eSports”, que terá início a partir do dia 28 de março, no Campus Vila Mariana. As inscrições podem ser realizadas através do site da universidade (clique aqui) https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/psicologia-e-carreira-em-esports#inscricoes

Será o primeiro curso da PUC-SP voltado para o mundo gamer, fruto de uma parceria entre O Janus (Laboratório de Psicologia e TICs, da PUC-SP ) e a Live Arena que, por sua vez, foi pioneira no segmento ao lançar seu projeto de educação, com cursos presenciais, em novembro de 2018.

O projeto é voltado para profissionais graduados: psicólogos que queiram aperfeiçoar conceitos, competências e habilidades para trabalhar no mercado de eSports; profissionais graduados em ciências relacionadas a eSports – educadores físicos, técnicos esportivos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, interessados em se desenvolver como gestores de atletas e times; gestores de clubes de eSports, managers de Gaming Houses, com diploma de graduação.

“O curso é destinado a psicólogos e a todos os profissionais que estão envolvidos diretamente com atletas de alta performance em eSports. É uma oportunidade única de profissionalização neste mercado”, afirma Ivelise Fortim, professora e coordenadora da PUC-SP.

“O curso surgiu com a união de uma equipe multidisciplinar atuante há bastante tempo no cenário Gamer. Desenvolvemos conceitos específicos para que os profissionais estejam preparados e ofereçam todo o suporte necessário ao atleta de eSports, na rotina de treinos, melhoria de performance e na gestão de carreira pessoal, profissional e financeira. Jogar video game antes era apenas uma distração e divertimento. Hoje, virou profissão, e toda profissão necessita de estudo, acompanhamento e dedicação”, ressalta Adriana Noronha, sócia e idealizadora do projeto de educação da Live Arena.

As coordenadoras do curso serão as professoras Ivelise Fortim, da PUC-SP, e Adriana Noronha, sócia da Live Arena. Também formam o Corpo Docente os professores Airini Bruna Cucco Paulo ( Redemption Esports POA), Claudio Godoi (Team Liquid), Gabriella Machado (Live Arena), Graziela Cirino, Juliana Aparecida de Oliveira Camilo (PUC-SP), Laura Castelhano (PUC-SP), Natalia Zakalski (INTZ), Roxane Pirro e Lucas Almeida (INTZ).

A proposta da parceria é fornecer uma visão das possibilidades de atuação do psicólogo em eSports, além de instrumentalizar os demais envolvidos com os atletas (profissionais de educação física, fisioterapeutas, treinadores e gestores de times) a lidarem com as questões emocionais e de carreira, proporcionando, assim, melhoria na performance e alto rendimento.

O curso tem por objetivo discutir, com psicólogos e gestores de times, as questões emocionais vivenciadas pelos atletas de alto rendimento nessa modalidade, bem como estes se relacionam com suas carreiras. Também visa permitir e provocar diferentes olhares e intervenções em eSports, bem como as suas relações com outros profissionais, tais como comissão técnica, familiares, patrocinadores, entre outros.

SOBRE Live Arena
www.livearena.com.br
Localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo, a Live Arena é uma arena multiuso do universo gamer, inaugurada em outubro de 2017 como a primeira e exclusiva do segmento, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura dos games e esportes eletrônicos no Brasil. Possui 230m² distribuídos em dois andares e arquibancada retrátil, ateliê de Cosplayer & Cosmaker e ainda um espaço no condomínio para o público. O local é o ponto de encontro para clubes, “pro players”, “influencers”, apoiadores e marcas. A Live Arena possui estrutura de equipamentos de alta tecnologia, que atende de forma única os eventos presenciais com transmissão de qualidade. No fim de 2018, a Live Arena lançou seus primeiros cursos presenciais voltados para o ecossistema. Na ocasião, foram três modalidades disponíveis: Pro Player de League of Legends, Criação de Conteúdo e Cosplayer/Cosmaker. A experiência se repetiu em maio e em dezembro de 2019 e reuniu, ao todo, mais de 100 alunos.