Em busca de proporcionar uma experiência ainda mais inesquecível para os visitantes, o tour Casa do Povo – a visita guiada pela Arena Corinthians – realizou um curso de capacitação de sua equipe de funcionários, com o objetivo de atendimento inclusivo de excelência às pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O treinamento foi comandado por Vinícius Savioli, coordenador de projetos da Special Olympics, especialista em Lazer e Esporte para pessoas com deficiência. A equipe do Casa do Povo, formada por recepcionistas, anfitriões, monitores e fotógrafos, recebeu orientações para identificar necessidades e atender os visitantes melhor forma, em todas as situações.

“Uma a cada 65 crianças nasce com TEA, o que é uma estatística significativa. Muitas vezes, as pessoas com TEA se privam de fazer um passeio, pelo simples fato de não haver preparo dos profissionais e do ambiente. A capacitação da equipe teve o objetivo de qualificá-los para um atendimento humanizado e respeitoso, focado em questões comportamentais de maneira universalizada. Esperamos dar cada vez mais oportunidades de convivência em espaços de lazer, como é o caso do Tour da Arena Corinthians”, afirmou Savioli.

Para o gerente do tour, Gabriel Dolce, essa iniciativa vai de encontro à inclusão que o Corinthians e Arena em Itaquera têm buscado cada vez mais. “No tour, nós recebemos todos os tipos de pessoas, não apenas no sentido cultural, mas com necessidades diferentes. Acreditamos que todos os nossos visitantes merecem ter a melhor experiência, independente de qualquer condição ou dificuldade. Nosso trabalho é muito humano nesse aspecto, porque falar de futebol e de Corinthians é principalmente falar de inclusão. Nós acreditamos muito nisso, então todo mundo se dedicou para se capacitar e proporcionar a melhor experiência a todos”, ressaltou.

VISITANTES DO TOUR COM TEA

Os tours dos visitantes com deficiência intelectual e TEA não são especiais ou separados dos demais visitantes, justamente para inseri-los no passeio da melhor forma possível e ajudá-los na evolução de aspectos como convivência e adaptação ao espaço. Haverá, no entanto, o monitor estará de prontidão para auxiliar o visitante com TEA em todos os momentos.

Para visitantes com deficiência, é recomendável avisar as condições logo na recepção de entrada, na chegada ao Tour Casa do Povo, para que a equipe já possa prontamente estar preparada para atendê-los durante o passeio.

Os ingressos de pessoas com TEA entram na categoria meia-entrada.

ESPAÇO TEA – ARENA CORINTHIANS

Desde setembro deste ano, a Arena Corinthians conta com o “Espaço TEA”, área no prédio Oeste com infraestrutura especial para portadores do Transtorno do Espectro Autista. A sala tem paredes e janelas que isolam o som vindo do estádio, além de atividades e brincadeiras propícias para pessoas com deficiências intelectuais e TEA.

Com a ideia, a Arena Corinthians tornou-se o primeiro estádio do Brasil a incluir sinalização e espaço exclusivos para pessoas com deficiência intelectual e TEA.

TOUR CASA DO POVO

Durante o trajeto de 60 minutos, os visitantes são guiados por anfitriões apaixonados pelo Timão e convidados a conhecer um pouco mais sobre a estrutura e curiosidades a respeito da construção da Arena Corinthians. O passeio inclui áreas de acesso restrito aos jogadores e comissão técnica, como vestiário, sala de pré-aquecimento e campo, podendo receber visitantes de todas as idades.

Mais de 130 mil torcedores já visitaram o estádio desde a inauguração do tour, em maio de 2017.

Serviço

Funcionamento: Domingo a domingo (meses de dezembro e janeiro). Demais meses: quarta a domingo.

Valor: 45 reais durante a semana; 65 reais aos fins de semana e feriados. Membros do Programa Fiel Torcedor têm 20% de desconto. Estudantes, idosos e crianças de 4 a 12 anos tem direito à meia-entrada; menores de três anos não pagam.

Como comprar: tour.arenacorinthians.com.br ou na bilheteria do Tour, no portão A da Arena Corinthians.