Após o grande sucesso da Experiência Imersiva, realizada no fim de 2018, a Live Arena e o Ser Educacional dão mais um passo importante no propósito de fomentar e profissionalizar a cultura gamer. Nesta quinta-feira (11), começam as vendas dos cursos de Ensino a Distância (EAD). Assim como na experiência presencial, haverá três modalidades: Pro Player (League of Legends), Criador de Conteúdo e Cosplayer & Cosmaker.

As aulas começarão no dia 20 de maio e terão duração entre dois e três meses. Com valores a partir de R$ 300, os alunos vão ter a possibilidade de acompanhar conteúdos exclusivos que exploram as dinâmicas comportamentais e técnicas aplicadas no dia a dia dessas profissões. Nas modalidades Pro Player e Criador de Conteúdo, haverá a disponibilidade de vagas nos níveis iniciante, intermediário e avançado, enquanto a modalidade Cosplayer & Cosmaker contempla um curso geral. Os alunos ainda contarão com uma webconferência (ao vivo) por mês com os professores do curso, além de atividades avaliativas. Confira os detalhes em https://livearena.com.br/.

Devido ao crescimento exponencial do ecossistema gamer, surge no Brasil um movimento sociocultural “sem volta” e, consequentemente, projetos profissionalizantes tornam-se cada vez mais necessários. É com esse pensamento que a nøline, consultoria que administra a Live Arena, em convênio com o Ser Educacional, mantenedor de mais de 60 instituições de ensino superior no Brasil, elaboraram conteúdos didáticos inovadores e exclusivos para o segmento.

“O EAD vai ajudar essa nova geração, que já se identifica com as profissões em torno do universo gamer. A base de profissionais ainda se concentra em poucas cidades, mas o EAD não tem fronteiras. Esperamos que diversas regiões possam mirar novos horizontes. Há muito campo para aprendizado e temos o grande diferencial de desenvolver um conteúdo a partir da combinação entre especialistas da cultura gamer e especialistas da educação”, afirma Rodrigo Rivellino, sócio da nøline e idealizador da Live Arena, primeira arena multiuso voltada para games no Brasil.

De acordo com Simone Bérgamo, diretora acadêmica do Ser Educacional, a parceria é uma oportunidade única. “Hoje, o Ser Educacional é referência em cursos EAD com a utilização das mais atualizadas plataformas de estudo e avaliações. A proposta de disponibilizar em EAD os cursos ofertados pela Live Arena e que tem uma proposta tão atual como o universo gamer é também a oportunidade de inclusão e profissionalização de um público que não está presencialmente em São Paulo. Nossas equipes uniram forças para propor o que há de mais moderno e atual nesse universo. São cursos únicos”.

O material didático e a grade de ensino foram desenvolvidos por experts e profissionais da cultura gamer, como o Pro Player de LoL e streamer Felipe “YoDa” Noronha; Adriana Noronha, empresária, escritora e educadora; Alessandra Dutra, Mestre em Psicologia com atuação nos eSports e Coordenadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Leon Martins, Cosplayer e estilista de moda; Lucas Braga, empresário e ex-Head of Brazil Partnerships da Twitch, Gustavo “Sacy” Rossi, Caio “Loop” Almeida e Jean François “Nuddle” Caron, Pro Players e técnico da Red Canids Kalunga, respectivamente. A plataforma EAD foi desenvolvida por especialistas em educação do Ser Educacional, em convênio com a Live Arena.

“Foram muitos meses de preparação, estímulo ao estudo, ao fazer criativo e também à produção de conhecimento de toda equipe. Após muita troca de conhecimento durante a Experiência Imersiva, melhoramos ainda mais o conteúdo do material didático. Fomentamos um novo movimento no ecossistema gamer, dialogando com a educação. Buscamos inspirar novos talentos e provocar mudanças de cultura e de comportamento. Os cursos da Live Arena passam a ser referência de ensino e pesquisa às novas profissões gamers, tornando-se o ponto de encontro presencial e à distância, de Pro Players, streamers, cosplayers, docentes e tutores. Tenho muito orgulho em dizer que a nøline se torna pioneira do movimento educacional de novas profissões gamers em nosso país. Que possamos abrir mentes e direcionar muitos jovens e adultos daqui para frente”, analisa Adriana Noronha, sócia da nøline e uma das idealizadoras do projeto.

Em novembro de 2018, os cursos presenciais, que ocorreram na própria Live Arena, em São Paulo, reuniram quase 100 alunos. Para 2019, haverá a segunda turma dos cursos presenciais (veja mais aqui). Felipe YoDa Noronha, sócio da nøline e considerado o maior streamer do Brasil, analisa as possibilidades do mercado de trabalho:

“Nos últimos anos, recebi muitas mensagens, não só de fãs do meu trabalho, mas de pessoas que carregam os mesmos sonhos e querem fazer parte desse universo. Sempre digo e repito: não é só mais um joguinho. Existem lacunas que precisam ser preenchidas e fazem falta em eventos, campeonatos e projetos consistentes. Não só podemos, mas precisamos formar novos Pro Players, narradores, comentaristas, streamers, criadores de conteúdo, enfim, diversas outras profissões que compõem este mundo profissional. O mercado está crescendo e, em determinado momento, também precisará se renovar”.