Antes de completar dois anos, o Tour Casa do Povo – a visita guiada pela Arena Corinthians – ultrapassou a expressiva marca de 100 mil visitantes. Desde a inauguração, em maio de 2017, o passeio tem se consolidado como referência turística da cidade de São Paulo e, como não poderia ser diferente, caiu nas graças da torcida do Timão, somando diversas histórias incríveis e momentos de emoção.

O Tour é realizado em 1h10 de visita, de quarta a domingo (também em dias de jogos), aos Camarotes, Átrio, Business Lounge, Sala de Imprensa e de Coletiva, Zona Mista, Sala de Aquecimento, Vestiários e Campo, em que, além de conhecer cada ambiente, o visitante descobre o porquê de cada espaço (arquitetura e imagens) e a relação com a história do clube.

– Quando selecionamos nossos anfitriões, entre centenas de candidatos, prezamos por torcedores apaixonados por futebol e pelo Corinthians. O Tour é guiado por um torcedor, para torcedores. O passeio remete às boas lembranças, à paixão pelo clube, às experiências vividas nos estádios. É uma ocasião para o torcedor sair emocionado – afirmou Gabriel Dolce, gerente do Tour Casa do Povo.

Vale destacar que o Casa do Povo atrai todo tipo de público. Muitos turistas passaram a ver a Arena Corinthians como um lugar indispensável para visitar em São Paulo. Dos 100 mil visitantes, cerca de 25 mil são de fora do estado, vindos principalmente de cidades do Paraná e de Minas Gerais.

– Recebemos pessoas que moram fora de São Paulo e também que não são torcedores do Corinthians. Sabemos a importância desse público não só para a Arena, mas também para a cidade. São turistas, ou amantes do esporte, que querem conhecer um lugar histórico. É muito interessante e gratificante ver as impressões dessas pessoas, estrangeiros que nos elogiam após visitar outros estádios do mundo – ressaltou Dolce.

A prova de que a Arena Corinthians vem se consolidando como um dos principais pontos turísticos de São Paulo é o ranking do site TripAdvisor, que avalia atrações turísticas mundo afora. Na inauguração do Tour Casa do Povo, em 2017, o estádio ocupava a 23ª posição na cidade. Hoje, ocupa a 6ª.

TOUR CASA DO POVO – INFOS E CURIOSIDADES

– Os 100 mil visitantes foram distribuídos em 4861 grupos, conduzidos por 11 anfitriões diferentes.

– O visitante que mais realizou o Tour Casa do Povo foi o paulistano Idílio Junior. Foram 10 visitas, incluindo todos os tours com ídolos realizados.

– Além do passeio tradicional pelos bastidores do estádio, jogadores importantes da história do clube já foram “guias por um dia” no tour e realizaram sessão de fotos e autógrafos para os visitantes: Vampeta, Marcelinho Carioca, Basílio, Zé Maria, Wladimir, Tobias, Edílson Capetinha, Chicão e Danilo (ainda em atividade).

– O Tour Casa do Povo já recebeu visitantes de 42 países: Alemanha, Angola, Argentina, China, Colômbia, Chile, Cuba, França, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Peru, México, Nicarágua, Paraguai, Suíça, Líbano, Emirados Árabes, Uruguai, Inglaterra, Nova Zelândia, Indonésia, Guiné-Bissau, Marrocos, Dinamarca, Canadá, Taiwan, Equador, Romênia, Guiana Francesa, Itália, Índia, Egito, Costa Rica, Japão, Holanda, Suécia, Turquia, Austrália, Bélgica, Finlândia e Portugal.

De onde vieram os visitantes (dados Tour Casa do Povo):

• Cidade de São Paulo: 47%

• Interior de São Paulo: 31%*

*
– ABCD – 26,7%

– São Jose dos Campos e Vale do Paraíba – 21,1%
– Campinas, Jundiaí e Piracicaba – 22,3% 
– Baixada Santista – 15%

• Outros estados: 22%**

**
– Paraná: 42,6%
– Minas Gerais: 25,7%
– Mato Grosso: 13,4%
– Nordeste: 12,9%
– Outros estados/regiões: 5,4%

Ranking TripAdvisor: Atrações turísticas com maior nota de avaliação
– 1º Pinacoteca do Estado de São Paulo
– 2º Parque do Ibirapuera
– 3º Avenida Paulista
– 4º Mercado Municipal de São Paulo
– 5º Bairro da Liberdade
– 6º Arena Corinthians
– 7º Sala São Paulo
– 8º Solo Sagrado de Guarapiranga
– 9º Catavento Cultural e Educacional
– 10º Teatro Porto Seguro

COMO FAZER O TOUR CASA DO POVO
O Tour Casa do Povo funciona de quarta a domingo, com ingressos a R$ 40 durante a semana e R$ 60 aos fins de semana e feriados. Há desconto de 20% para membros do Programa Fiel Torcedor. Estudantes, idosos e crianças de 4 a 12 anos têm direito à meia-entrada, e menores de 3 anos não pagam.

A compra pode ser realizada pelo site www.tour.arenacorinthians.com.br, ou na bilheteria do Tour, localizada no portão A da Arena Corinthians.