Nesta quarta-feira (21), às 15h de Brasília, o líder Porto volta a campo pelo Campeonato Português para compensar uma rodada atrasada e terminar o duelo fora de casa diante do Estoril. No dia 15 de janeiro, a partida foi interrompida no intervalo, por problemas de segurança do estádio, quando o mandante vencia por 1 a 0.

Destaque no Dragão, o zagueiro Felipe segue colecionando boas marcas na Europa com a camisa do Porto. Com a vitória da equipe por 5 a 0 sobre o Rio Ave, no último domingo (18), pelo Português, o defensor completou 20 partidas de invencibilidade na temporada 2017/18 – no período, são 14 vitórias, seis empates e 11 jogos sem que a zaga fosse vazada.

Seu último revés foi no dia 17 de outubro de 2017, em duelo diante do RB Leipzig. Os alemães venceram por 3 a 2, ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. De lá para cá, são quatro meses sem saber o que é derrota e um aproveitamento de 80%.

Com status de titular desde que chegou ao Velho Continente, após transferir-se do Corinthians na metade de 2016, o jogador de 28 anos vive fase crescente na carreira. No Português de 2016/17, ele foi destaque e entrou para a seleção do campeonato em eleição realizada pela Uefa, entidade máxima do futebol europeu.

Felipe estava suspenso na goleada sofrida por 5 a 0 para o Liverpool-ING, na última semana, em Portugal, pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. No fim de semana, voltou à equipe na vitória aplicada pelo mesmo placar diante do Rio Ave.

Do outro lado estará o brasileiro Renan Ribeiro. Em janeiro, o duelo contra o Porto havia justamente marcado a estreia do goleiro, que se destacou pelo São Paulo em 2017, sendo o jogador da posição com mais partidas (30) pelo Tricolor no ano. O novo dono da meta ajudou a equipe a vencer o Sporting, a sair da zona de rebaixamento, e já chegou a entrar para a seleção ideal da rodada do site de estatísticas “Goal Point”.

Renan chegou e rapidamente assumiu a meta da equipe como titular. São cinco partidas completas, com três vitórias e duas derrotas. Apesar de poucos jogos, esteve em 50% dos triunfos do Estoril no Português. Antes de ele chegar, o time tinha três vitórias na competição. Após bater o líder Sporting, o goleiro vive a expectativa dos 45 minutos finais com o agora primeiro colocado Porto. Empate – ou vitória – fará o Estoril subir três posições na tabela.