Quando entrar em campo no domingo, diante do Avaí, pelo Campeonato Brasileiro, Ricardo Oliveira vai atingir mais uma importante marca em sua vitoriosa carreira. O atacante completará 600 partidas. Aos 37 anos, vestiu a camisa de dez clubes (três no Brasil e sete no exterior) e também da Seleção Brasileira. São dez títulos conquistados e muitos prêmios individuais.

A estreia aconteceu em 24 de setembro de 2000, e Ricardo Oliveira iniciou sua trajetória no futebol com pé direito. Aos 20 anos, ele vestiu a camisa da Portuguesa e marcou o gol da vitória sobre o Sport por 1 a 0, na Copa João Havelange de 2000. Depois disso, já são 599 compromissos e 312 gols marcados – uma média de mais de um gol a cada duas partidas disputadas.

– O início é sempre muito empolgante, com certas dúvidas, mas também muitos sonhos. Há 17 anos, quando cheguei na Portuguesa, com 19 anos, e sendo aprovado no primeiro treino que eu fiz. Logo em seguida, em menos de um ano, estava no profissional, onde também foi um sonho. Fiz um treino, não era profissional ainda, o Lula Pereira viu um belo gol que eu fiz e disse que queria que eu fizesse parte do profissional e já ficasse à disposição dele para domingo, isso sendo sexta-feira. Eu falei para ele, tremendo, que não era profissional ainda. Ele, incrédulo, me tirou do campo, para bater o contrato profissional, e foi tudo muito rápido para ficar à disposição. Daí, você vai e avisa para os amigos da comunidade e para os familiares, né! No sábado recebi a notícia de que estava tudo certo e poderia jogar no domingo. A primeira bola eu toco, entrando no segundo tempo, faço o gol contra o Sport. Daí para frente as coisas foram acontecendo naturalmente, foi o início de tudo e sou muito grato a Portuguesa por ter me projetado. Hoje estou aqui desfrutando dessa carreira vitoriosa e competindo em alto nível – afirmou o camisa 9.

Com 153 jogos e 85 gols, o Santos é clube pelo qual Ricardo mais atuou. Com 91 redes balançadas, o Al Jazira, dos Emirados Árabes, ainda está na ponta em relação ao faro de artilheiro. Mas não por muito tempo…

– A importância do Santos na minha carreira é muito grande e especial. Trata-se hoje do clube pelo qual mais vesti a camisa. Sempre esteve presente dentro da minha casa, pelos meus familiares, pela minha mãe, hoje uma tia, de quase 90 anos, que acompanha todos os jogos, meus filhos… E eu, que particularmente já falei, que é onde me sinto feliz e a vontade. Faz parte da minha vida familiar, do meu trabalho e da minha carreira no Brasil. Eu me sinto muito honrado em completar 600 jogos pelo clube mais conhecido do mundo, o clube do Pelé. Fico feliz em fazer parte dessa instituição e por atingir uma marca tão especial na minha carreira, que não esperava atingir. Mas estamos aqui com ela, comemoro muito com todos os companheiros que contribuíram e que fazem parte dessa história.

– São 85 gols com a camisa do Santos e 91 pelo Al Jazira. Tenho grande respeito pelo Al Jazira, mas não dá para comparar a grandeza dos dois clubes. Fazer 85 gols pelo Santos tem um peso muito maior e vou fazer de tudo, dando o meu melhor, para que possa ser o clube pelo qual fiz mais gols na minha carreira – finalizou o centroavante.

Na última partida, Ricardo foi decisivo pelo Santos. Foi dele o gol da vitória nos 3 a 2 sobre o Flamengo, pelo Nacional. Mas até chegar a este nível, o centroavante teve de lugar muito e vencer obstáculos na carreira. Agora, chegará a 600 partidas, o que ainda não o deixa acomodado. Pelo contrário, faz o camisa 9 seguir sonhando:

– Representa muita coisa essa marca. É a conquista de um menino que saiu de um bairro pobre, sonhador, trabalhador, cheio de ilusões e de projetos. O meu sonho não era o que hoje estou vivendo, era bem menor do que tenho vivido, mas representa muito. Aqueles que me deram dinheiro para treinar, chuteira, as horas que corria no campo do Carandiru e alguns dizendo que vou chegar, outros que aquilo era besteira. Representa a minha família, que sempre acreditou em mim. A incredulidade de alguns e a fé de outros. Os meus amigos, que sempre estiveram por perto, meus companheiros de trabalho, médicos, fisioterapeutas, treinadores e todos que acreditaram e mim. Não só para mim, mas para muitas pessoas que tenho viva na minha memória. Chegar a esta marca no Santos, o clube que mais vesti a camisa, me deixa muito mais orgulhoso.

– Projeto continuar ajudando o Santos em sua sequência após esta marca histórica e quero coroar com vitória e com gols para o clube e para os meus companheiros. Espero poder continuar ajudando, em busca de objetivos e grandes títulos. Com 37 anos, continuo sonhando em conquistar coisas grandes por este clube. Tenho carinho, admiração e gratidão por tudo que fez por mim e por tudo o que representa na minha vida e na minha história – finalizou Ricardo.
Números de jogos e gols de Ricardo Oliveira na carreira
Portuguesa – 48J – 23G
Valência – 33J – 10G
Betis – 70J – 38G
Milan – 33J – 4G
Zaragoza – 61J – 30G
São Paulo – 51J – 21G
Seleção Brasileira – 18J – 6G
Al Jazira – 120J – 91G
Al Wasl – 12J – 4G
Santos – 153J – 85G

Total – 599 jogos – 312 gols

Foto: Santos FC