Ney Franco iniciou com o pé direito sua trajetória no Sport. No fim de março, o treinador aceitou o desafio de comandar o clube pernambucano, após passar por um período com a família nos EUA para estudos (sobre futebol e inglês). No Leão da Ilha, Ney começou o trabalho em meio a muitas decisões e manteve a equipe viva em todas as competições: superou mata-mata pela Copa do Nordeste, pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Pernambucano, além de ter vencido também duelo pela estreia da Copa Sul-Americana.

Nesta quarta-feira, o técnico volta ao Rio de Janeiro e reencontrará o Botafogo, às 21h45, no Engenhão, em duelo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No Alvinegro, ele foi campeão da Taça Guanabara de 2009.

– O Botafogo é um adversário de muita qualidade e tem mostrado sua força. Com certeza será um jogo muito equilibrado, de duas equipes que vão buscar o resultado positivo a todo momento. Importante e gratificante este retorno ao Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de morar e trabalhar pela Seleção Brasileira, pelo Flamengo e pelo Botafogo, com títulos por todos eles – ressaltou o treinador.

Ainda em sua passagem pelo Rio, Ney Franco levantou taça pelo Flamengo, onde foi campeão carioca em 2007 e da Copa do Brasil em 2006, e por Seleção Brasileira, com títulos do Mundial e do Sul-Americano da categoria sub-20, levando o Brasil aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Agora no Sport, ele reinicia a carreira de treinador com bom desempenho: oito partidas, cinco vitórias, duas derrotas e um empate – 17 gols marcados e 10 sofridos. O aproveitamento é de 66%.

O primeiro jogo foi poucos dias depois de assumir o cargo: uma derrota por 3 a 1 para a Campinense, pela Copa do Nordeste. Na semana seguinte, o Leão devolveu os 3 a 1 na Ilha do Retiro e passou nos pênaltis.

Depois, a equipe venceu por 3 a 0 o Danubio-URU, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. O único jogo não eliminatório foi a vitória por 3 a 1 sobre o Central, pela última rodada da primeira fase do Pernambucano. Então, voltaram as decisões: vitória por 3 a 2 e empate por 1 a 1 com o Náutico, que classificaram o Sport à decisão do estadual, e vitória por 2 a 1 e derrota por 2 a 1 contra o Joinville, que levaram a uma nova vitória na decisão por pênaltis para avançar na Copa do Brasil.

– Tem sido um início bem agitado, mas de muita motivação. Também com muita emoção, jogos disputados, mas estava com saudades disso. Estamos em quatro competições, conseguindo avançar em todas, e isso mostra também a força do nosso grupo – destacou Ney Franco.