CASES

Após seis anos fora do Brasil, atuando na Rússia, Emirados Árabes e na China, Jucilei voltou ao país. Antes de sair, ganhou destaque por atuar no Corinthians, clube de massa e de grande exposição na mídia. O retorno, no entanto, foi para o São Paulo, um rival direto.

O trabalho inicial com o volante foi justamente de mostrar os motivos que o fizeram retornar para um adversário no estado de São Paulo. Os esforços do clube e também a vontade do atleta foram situações evidentes e colocadas em entrevistas. Pelo tempo fora, em centros afastados, poucos acompanhavam Jucilei em campo. Esta foi outra situação a ser trabalhada, para mostrar como ele estava, apesar de à distância fazer também alguns atendimentos à imprensa. Reservado, o atleta concedia poucas entrevistas e o trabalho da Inovem era mais de divulgar os feitos dele, ceder algumas frases, fotos e informações.

No retorno ao Brasil, após reunião de planejamento, Jucilei topou atender os veículos de comunicação. Aos poucos, a Inovem organizou a agenda do jogador. Fez atendimentos ao vivo, gravados, para sites, rádios e intensificou o trabalho de redes sociais. Tudo isso ajudou no relacionamento com a torcida tricolor, que abraçou o volante. Por muitas vezes ele teve o nome gritado nas arquibancadas e houve certa pressão para que o empréstimo do Shandong Luneng, até o fim de dezembro, fosse estendido. No fim de dezembro, o São Paulo comprou Jucilei, então camisa 25, junto aos Chineses. Seu anúncio, agora com a camisa 8, foi de quatro temporadas e feito como o de um novo reforço.

Jucilei contou sua história de vida, suas experiências fora do país, mostrou seus filhos e, com bom desempenho dentro de campo, coube à assessoria potencializar sua imagem fora. O resultado é uma idolatria, apesar de pouco tempo de clube, de torcedores, diretoria e muitos elogios da imprensa. A ponto de ser nome ter sido cogitado para voltar à Seleção Brasileira.

Por vezes, a Inovem também aproveitou os bons números do volante durante o Campeonato Brasileiro. Mesmo com sua equipe brigando pelo rebaixamento, Jucilei conseguiu bom destaque individual. Respeitando o momento do São Paulo, a assessoria divulgou informações do atleta e essas foram transformadas em matérias.