No último sábado (16), após passar por exames médicos, Fernando assinou vínculo com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O atacante firmou vínculo com o clube por cinco temporadas, em mais uma negociação conduzida pela Un1que Football.

Em suas redes sociais, Fernando fez questão de agradecer o Palmeiras. Na sequência, falou sobre seu novo desafio, agora na Europa:

– Já se passaram 2 anos que tive a honra de chegar ao Palmeiras. Um clube que me proporcionou grandes felicidades, oportunidades e a chance de poder​ evoluir meu futebol. Sinto um imenso orgulho de ter vestido esta camisa verde e branca, ter vivenciado cada momento​ de vitórias, títulos e derrotas que obtive jogando. Dando raça a este clube que tanto amo. Porém, chega uma determinada fase em nossas vidas que temos que mudar, aproveitar novas oportunidades e desafios em prol de um dos sonhos e dos objetivos. Agradeço​ a Un1que Football pelo trabalho que estão fazendo por mim e agradeço também a cada torcedor palmeirense que me apoiou neste tempo que atuei pelo Palmeiras. Obrigado a todos.

– Ao Longo dá minha vida, aprendi que sempre devemos acreditar em nossos sonhos. Nada é impossível quando se tem Fé. Deus é o responsável por tudo o que acontece em nosso cotidiano. Somente a fé e a dedicação de um sonho nos levam a obter êxito em um objetivo. Sinto uma imensa felicidade e empolgação em poder ter este privilégio de jogar pelo Shakhtar, clube o qual sempre acompanhei os jogos pela televisão, jogava no vídeo game e hoje tenho uma realização de vestir esta camisa. Agradeço a Deus pelas oportunidades que ele está fazendo em minha vida, minha família, todos que torcem por mim e agradeço a Un1que Football pelo excelente trabalho – finalizou.