O Porto-POR comemorou na noite deste domingo (6), em vitória por 2 a 1 sobre o Feirense, diante de sua torcida, o Campeonato Português 2017/18. Após quatro conquistas consecutivas do rival Benfica, o clube voltou a levantar a taça que não vencia desde a edição 2012/13. O zagueiro Felipe, há dois anos titular absoluto da zaga portista, destacou o feito.

– É uma emoção muito grande, uma felicidade indescritível poder conquistar esse título. O clube volta a dar uma liga nacional aos torcedores, que mereciam demais. Eles sempre nos apoiaram e estiveram ao nosso lado em todos os lugares. Muita gente duvidou do nosso grupo, falaram muitas coisas, mas nós sempre acreditamos e o resultado está aí. O Porto é campeão e o melhor time do país! – disse o brasileiro, que contou com a presença da mãe, Jalva, e da esposa, Beatriz, na festa do elenco ainda no gramado do Estádio do Dragão.

Felipe e seus companheiros já haviam festejado o título nacional na noite de sábado, quando o empate sem gols entre Sporting e Benfica decretou a conquista para o Porto com uma rodada de antecedência. Até agora, em 33 das 34 rodadas, a equipe sustenta o melhor ataque (81 gols) e a melhor defesa (18 gols sofridos – média de 0,54 gol sofrido/partida).

– Desde que eu cheguei, vi uma pressão e uma vontade muito grandes por parte do clube e da torcida em conquistar a Liga. Nessa temporada, não perdemos para nenhum dos nossos maiores rivais nos 90 minutos, lideramos praticamente todas as rodadas do início ao fim… Com certeza foi o mais justo essa taça vir para o nosso lado. Estamos todos de parabéns – ressaltou.

A conquista coroa um grande momento da carreira do jogador brasileiro, que sempre teve status de titular e já soma 88 jogos, além de 7 gols marcados, pelo clube português. Destes 88 jogos com Felipe em campo, o Porto saiu sem sofrer gols em 47 – isso significa 53,4% dos jogos.

Na Seleção do Campeonato Português 2016/2017, em eleição definida pela Uefa, e também na Seleção Ideal da Liga na última temporada, em votação promovida pela Federação Portuguesa de Futebol, o ex-corintiano comemora sua evolução nos últimos anos. Titular e destaque do Corinthians na campanha do título brasileiro em 2015, ele deixou o Brasil em 2016, ano em que entrou para a Seleção do Campeonato Paulista e foi convocado pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira, em duelo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

– Fico muito feliz com a minha evolução e a adaptação ao futebol europeu. É um estilo diferente, muito disputado, de muita força. Pude evoluir muito nos meus dois anos aqui, aprendendo estilos diferentes, disputando Champions League, enfrentando grandes equipes e ótimos jogadores a nível mundial. Graças a Deus, as coisas têm sido muito boas nos últimos anos e espero que eu possa melhorar ainda mais daqui pra frente – concluiu.