Recuperado de fratura por estresse na base do terceiro metatarso do pé esquerdo, o atacante Willian José voltou a campo pelo Real Sociedad neste último domingo (4). O brasileiro entrou no segundo tempo e participou da vitória por 2 a 1 sobre o Alavés, em casa, pelo Campeonato Espanhol. Superando às expectativas, o camisa 12 retornou no prazo mínimo da recuperação – a contusão foi diagnosticada no dia 9 de fevereiro.

Em grande fase antes do problema médico, Willian vive sua melhor temporada de gols na carreira, com 16 marcados – agora em 29 jogos -, feito que já supera os 15 gols (em 44 jogos) que havia anotado em 2012, defendendo o São Paulo. Ele ainda soma quatro assistências para os companheiros.

– Fico feliz em poder estar de volta e em ajudar os meus meus companheiros e a minha equipe em uma partida tão importante. Agora, vamos seguir trabalhando, evoluindo, pois ainda temos grandes e importantes objetivos na temporada – publicou Willian em suas redes sociais.

– Willian é um jogador muito importante para nós. Todo tempo que esteve aqui foi com um rendimento muito alto. Ele conseguiu se tornar muito importante por sua eficiência de jogo. É uma referência muito boa para a equipe, temos a confiança nele, mantém a bola muito bem e distribuiu o jogo. Além disso, toda a eficiência que ele tem na área, estamos falando de um jogador completo. É um atleta único por sua condição e uma pena que tenha se machucado e perdido um tempo. Sem dúvida é muito bom poder contar com ele novamente e vimos isso já nos minutos que ele atuou – analisou o técnico Eusebio Sacristán, após a vitória de sua equipe e o retorno do brasileiro aos gramados por 22 minutos.

Antes da parada, Willian José vinha de quatro jogos consecutivos balançando as redes (Villareal, Celta de Vigo, Barcelona e Deportivo La Coruña), confirmando seu momento especial. A boa fase fez com que a comissão técnica da CBF fosse acompanhar duas partidas do atacante, mas foi justamente neste período que ele sofreu a fratura. A programação foi divulgada no site da entidade e constavam jogos contra Real Madrid, pela Liga Espanhola, e Salzburg, pela Liga Europa.

Na Liga Espanhola, Willian é o brasileiro com mais gols, com 11 no total, sendo o oitavo na lista geral. No Liga 2016/17, foram 12 redes balançadas, sendo o segundo brasileiro no ranking, atrás apenas de Neymar, com 13. Willian terminou como o maior goleador pelo alto, com oito anotados desta maneira.

Nesta temporada, além dos feitos pela Liga Espanhola, ele ainda entrou para a história da Liga Europa ao ser o primeiro brasileiro a fazer quatro gols em uma partida, na goleada por 6 a 0 sobre o Vardar Skopje. Na temporada 2016/17, o atacante já havia sido destaque com a camisa do Real Sociedad, com 14 gols e cinco assistências em 34 compromissos.

O Real Sociedad volta a campo no domingo (11), diante do Espanyol, pelo Campeonato Espanhol. A tendência é que Willian José inicie o compromisso como titular.

Foto: Real Sociedad