Contratado do Corinthians pelo Porto na metade de 2016, o zagueiro Felipe foi um dos principais destaque da equipe na última temporada. Logo que chegou, ele virou homem de confiança do então técnico Nuno Espírito Santo e disputou 45 de 48 jogos possíveis, todos como titular e sem ser substituído. A equipe foi vice-campeã do Português e o brasileiro foi referência, sendo eleito pela Uefa como o melhor zagueiro do campeonato.

Nesta pré-temporada, Sérgio Conceição assumiu o comando do Porto no lugar de Nuno e Felipe segue com moral. Foi titular nos quatro duelos amistosos (Cruz Azul, Chivas, Vitória de Guimarães e Portimonense) e já chegou a usar a faixa de capitão. Enquanto esteve em campo, a equipe sofreu apenas um gol (na goleada por 5 a 1 sobre o Portimonense) – ele salvou um gol em cima da linha contra o Vitória de Guimarães, e foi exaltado ainda mais pela imprensa e torcedores de Portugal.

– A minha primeira temporada na Europa foi muito boa, ainda mais por ser meu primeiro ano, tive um bom destaque, graças a Deus. Espero que eu siga crescendo e evoluindo cada vez mais, sempre com humildade e lealdade aos meus companheiros. A equipe está treinando intensamente e se adaptando cada vez mais à filosofia do novo treinador. Esperamos fazer uma grande temporada – afirmou o jogador.

Neste domingo (30), o Porto enfrenta o Deportivo La Coruña, da Espanha, no último amistoso antes do início do Campeonato Português 2017/18. Neste duelo, o zagueiro reencontrará o volante Guilherme Torres, com quem jogou pelo Corinthians, conquistando os títulos do Paulistão e Recopa Sul-Americana em 2013. Os dois mantiveram o contato próximo na Europa e Felipe falou sobre a expectativa de rever o amigo.

– A minha amizade com o Guilherme é parceria total. Desde que nos conhecemos no Corinthians, tivemos uma ligação muito boa e mantemos isso até os dias de hoje. Ele está na Espanha, muito perto aqui de Portugal, então sempre que posso, em um dia de folga, a gente se encontra, ele já passou aqui em casa… Preciso ir visitá-lo para conhecer o filho dele que nasceu, o David, que ainda não conheci. Logo, logo, quando tiver uma outra folga, vou visitá-lo – disse.

– O Guilherme foi um dos melhores jogadores do La Coruña na última temporada. Vamos nos encontrar, vou poder dar um abraço nele, colocar o papo em dia. O jogo não é oficial, mas vamos querer ganhar, então é cada um por si e que vença o melhor (risos). Mas o que prevalece mais é a amizade, ele é um grande cara que conheci no futebol e sou muito feliz por ainda manter contato com ele – completou o zagueiro.

Fotos: O Jogo e FC Porto