Após grande desempenho em seu primeiro ano no Porto-POR, o zagueiro Felipe deu início aos trabalhos com a equipe no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, em Portugal, de olho na temporada 2017/18. O jogador de 28 anos, que deixou o Corinthians na metade de 2016, afirma que está mais maduro e espera seguir evoluindo. Ele foi homem de confiança do técnico Nuno Espírito Santo, que deixou o clube após o fim do Campeonato Português, dando lugar para Sérgio Conceição.

– Estou mais maduro. Tento melhorar cada vez mais para não “estacionar” porque, no futebol, nunca podemos nos acomodar – ressaltou.

– Os primeiros trabalhos nessa pré-temporada já foram de muita força, e nos sentimos bem. O estilo do Sérgio Conceição é um pouco parecido, ainda que com algumas coisas diferentes tecnicamente. Ele é um treinador que gosta de conversar, que coloca as suas ideias de forma transparente e isso é muito importante, tanto para o jogador como para a equipe – concluiu.

Na temporada 2016/17, Felipe disputou 45 partidas, todas como titular e sem ser substituído. Ele foi um dos alicerces do sistema defensivo do Porto, que consolidou-se como uma das melhores defesas da Europa. Com o ex-corintiano em campo, a média de gols sofridos foi de apenas 0,57 por partida.

As boas atuações renderam ao zagueiro o reconhecimento da Uefa, entidade que comanda o futebol do Velho Continente, que colocou-o na Seleção do Campeonato Português 2016/17. Os torcedores também o colocaram como um dos principais jogadores do elenco, com inúmeras manifestações nas redes sociais e nas arquibancadas do Estádio do Dragão.

– Espero que continuem a nos apoiar, como no ano passado. A torcida foi um jogador a mais em todos os jogos, representou um apoio muito importante para nós – ressaltou.

Na última sexta-feira, de férias, antes de embarcar de volta para Portugal, Felipe esteve no CT Joaquim Grava para rever ex-companheiros de Corinthians. No clube alvinegro, de 2012 a 2016, ele conquistou quatro títulos, foi eleito o melhor zagueiro do Paulistão de 2016 e chegou à Seleção Brasileira, convocado por Dunga para as Eliminatórias da Copa.